É seguro andar com o teto solar aberto em alta velocidade?

mito de que o teto pode “voar” em alta velocidade ainda gera dúvidas entre motoristas; veja o que dizem os especialistas

Compartilhar via
É seguro andar com o teto solar aberto em alta velocidade?

Foto de Divulgação / Crédito: Luis Andreoli

Business

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do RondoMotor.​

Com a popularização de modelos equipados com teto solar elétrico ou panorâmico, muitos motoristas aproveitam o recurso para melhorar a ventilação ou simplesmente curtir a sensação de liberdade ao dirigir. Mas uma dúvida ainda circula nas rodas de conversa: andar com o teto solar aberto em alta velocidade pode fazer ele se soltar?
 
De forma geral, a resposta é não, desde que o sistema esteja em boas condições e operando dentro dos limites especificados pelo fabricante. O teto solar é projetado para suportar as pressões aerodinâmicas geradas durante a condução, mesmo em velocidades de rodovia.
 
Segundo especialistas em segurança automotiva, as travas mecânicas e motores elétricos desses sistemas são testados para suportar forças significativas, e eventuais falhas ocorrem apenas quando há desgaste extremo, falta de manutenção ou instalação mal feita (em modelos com teto solar instalado por fora da fábrica).
 
Mas há limites?
Sim. Mesmo que o teto não vá "voar", dirigir com ele aberto em alta velocidade pode gerar desconforto. O motivo está na turbulência do ar e no ruído interno. A depender do modelo do carro e do tipo de teto, acima de 80 km/h já pode haver aumento no arrasto aerodinâmico e ruído excessivo, o que prejudica a experiência ao volante.
 
Além disso, a abertura do teto em velocidades mais altas pode afetar a eficiência aerodinâmica, influenciando ligeiramente no consumo de combustível — embora esse efeito seja pequeno na prática.
 
Cuidados importantes:
Siga as recomendações do manual do proprietário quanto ao uso em movimento. Alguns veículos recomendam manter o teto apenas entreaberto acima de 100 km/h.
  • Mantenha o sistema limpo e lubrificado, com revisões periódicas dos trilhos e motor elétrico.
  • Evite abrir o teto em estradas de terra, onde o acúmulo de poeira pode danificar o sistema de vedação.
  • Se o teto for instalado por terceiros, certifique-se de que a empresa use peças homologadas e faça testes de vedação e fixação.

Nova Kombi automática será produzida no Brasil como projeto inédito da Volkswagen

Correia banhada a óleo gera crise na Stellantis e é substituída por corrente na Europa