SUV cupê aparece camuflado em testes na Europa e fará parte da nova linha inspirada no Grande Panda
A Fiat prepara uma nova geração para o Fastback, seu SUV cupê que atualmente é produzido no Brasil. O modelo foi flagrado pela primeira vez na Suécia, rodando com forte camuflagem, indicando que os testes estão em estágio avançado de desenvolvimento.
Apesar da Stellantis não ter fábrica no país escandinavo, a região é tradicionalmente usada para testes de inverno e calibração em clima frio, o que reforça a autenticidade do protótipo.
A unidade fotografada apresenta proporções semelhantes às do Fastback atual, mas com linhas mais retas e robustas, indicando uma nova linguagem visual derivada do recém-lançado Fiat Grande Panda. Outro detalhe importante é o uso de retrovisores semelhantes aos do novo Panda, o que reforça a conexão entre os projetos.
Acredita-se que o modelo utilize a plataforma CMP — a mesma dos Citroën C3, C3 Aircross e Basalt —, compartilhando inclusive a estrutura com outros SUVs compactos do grupo Stellantis. Essa base deve permitir configurações com motores a combustão, híbridos e até elétricos.
Ainda sem confirmação oficial da marca, o lançamento do novo Fastback está previsto para 2025 na Europa, com expectativa de que uma versão adaptada para a América do Sul também seja produzida futuramente em Betim (MG) ou em outro polo regional.