O novo Hyundai HB20 foi flagrado em testes subindo a serra de Ubatuba (SP) e confirma que a próxima geração do hatch terá visual totalmente reformulado, porte maior e equipamentos de tecnologia e segurança alinhados aos SUVs compactos da marca. A chegada ao mercado brasileiro está prevista para 2026.
O que muda
A nova geração estreia plataforma inédita (possivelmente partilhada com futuros compactos da General Motors), o que permite dimensões maiores: comprimento estimado em torno de 4,10 m e entre-eixos de 2,55 m. O HB20 ficará com aparência mais robusta, inspirada no Hyundai Kona, e terá faróis de LED estreitos em formato que lembram a letra “H”. Na traseira, a coluna C deve seguir o desenho do i20 e as lanternas terão recorte em bumerangue.
Interior e conteúdo
Hyundai Kona serve de base para o design do interior do novo HB20
Por dentro, a cabine ganha “prancha” multimídia integrada ao painel, com elementos já vistos em Kona, i20 e Creta. O logotipo central do volante tende a ser substituído por uma linha horizontal, reforçando o visual moderno da cabine. O volume do porta-malas pode crescer dos atuais 300 L para cerca de 330 L, se o estepe for trocado por kit de reparo.
Motorização e dirigibilidade
A Hyundai manteria as opções conhecidas: motor 1.0 aspirado (≈80 cv) com câmbio manual de 5 marchas e o 1.0 turbo (≈120 cv) com caixa automática de 6 marchas. A marca, por enquanto, não planeja eletrificação para o HB20. Em termos de assistência ao condutor, a lista deve incluir itens ADAS já presentes no Creta — controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa e sensor de ponto cego — principalmente nos pacotes mais completos.
Linha e estratégia de produto
A Hyundai prepara um SUV de entrada aproveitando a nova base do HB20. Com isso, a família deve perder a versão sedã HB20S, enquanto a montadora foca em hatch e no novo SUV para disputar segmentos como o do Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.