SUV médio da marca francesa roda em testes no país, será produzido em Goiana (PE) e utilizará a plataforma STLA Medium, a mesma do Compass
A Stellantis já confirmou um investimento de R$ 13 bilhões para a fábrica de Goiana (PE), onde seis novos modelos serão produzidos a partir de 2026. Cinco deles são as novas gerações de veículos já conhecidos — Jeep Renegade, Compass, Commander, Fiat Toro e Ram Rampage. O sexto ainda era um mistério, mas tudo indica que será o novo Peugeot 3008, recentemente flagrado em testes no Brasil pelo fotógrafo Eduardo Aquino, do Acelerai.com.
As imagens mostram o SUV ainda bastante camuflado, mas confirmam o interesse da montadora em nacionalizar o modelo. O 3008 é o primeiro veículo do grupo a adotar a moderna plataforma STLA Medium, que também dará origem às próximas gerações de Compass, Toro, Commander e Rampage.
Durante um evento em maio, a Stellantis já havia sinalizado que a unidade pernambucana passaria a produzir um veículo de “uma nova marca”, reforçando os rumores de que o Peugeot 3008 será fabricado por lá. Além do peso simbólico, a nacionalização do modelo é estratégica para garantir competitividade no segmento de SUVs médios e fortalecer a presença da Peugeot no mercado brasileiro.
Como é o novo Peugeot 3008
A nova geração do 3008 foi lançada na Europa no fim de 2023 com design arrojado, linhas dinâmicas e carroceria no estilo cupê. O modelo mede 4,54 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,64 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. O porta-malas varia entre 470 e 520 litros, dependendo da versão.
A plataforma STLA Medium permite oferecer opções híbridas e elétricas. Na Europa, a versão 100% elétrica (e-3008) entrega até 320 cv de potência, autonomia de 525 km e bateria de 73 kWh. Para o Brasil, a expectativa é de que o modelo utilize a motorização híbrida flex da família Bio-Hybrid, com motor 1.3 GSE turbo associado a sistemas híbridos leve ou plug-in, ambos com câmbio de dupla embreagem de seis marchas.
Quando chega
A estreia do 3008 nacional deve acontecer apenas no fim da década, provavelmente em 2028, já com a reestilização de meia vida que será aplicada ao modelo europeu. Até lá, a Peugeot pode importar o e-3008 elétrico para testar a receptividade do público brasileiro.
Com produção confirmada em Pernambuco, o novo Peugeot 3008 não só representa um passo importante para a marca francesa no país, mas também reforça a estratégia da Stellantis de consolidar a plataforma STLA Medium como base do futuro da Jeep, Fiat e Ram no Brasil.