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Por que a chuva dói mais quando o motociclista acelera

Fenômeno físico explica a diferença de impacto das gotas em alta e baixa velocidade

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Por que a chuva dói mais quando o motociclista acelera

Foto de Divulgação / Crédito: Luis Andreoli

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Quem anda de moto em dias de chuva já percebeu uma sensação curiosa: os pingos parecem doer mais quando o piloto acelera e, ao reduzir a velocidade, o impacto é menos incômodo. Mas afinal, por que isso acontece?
 
Física simples na prática
 
As gotas de chuva caem com a velocidade da gravidade. Quando o motociclista está em movimento, acrescenta-se a velocidade da moto. O resultado é que o pingo atinge o corpo com uma velocidade relativa maior, o que aumenta a força do impacto.
 
Em outras palavras: quanto mais rápido você acelera, mais energia a gota acumula ao bater na pele ou na roupa, gerando a sensação de dor. Ao reduzir a velocidade, essa energia cai e o impacto é bem menos sentido.
 
 
E afinal, corro ou ando na chuva?
 
Outra dúvida comum é se vale mais a pena correr ou andar na chuva. Pesquisas já mostraram que, de forma geral, correr faz a pessoa se molhar menos do que andar, porque o tempo de exposição à chuva é menor, mesmo que você “encontre” mais gotas de frente.
 
No caso do motociclista, acelerar pode aumentar o impacto das gotas, mas andar devagar demais significa ficar exposto por mais tempo. Por isso, a recomendação é manter velocidade segura e adequada à via, sempre priorizando a pilotagem defensiva.
 
Segurança em primeiro lugar
 
Além da sensação de dor das gotas, a chuva traz riscos como pista escorregadia, menor visibilidade e aumento da distância de frenagem. O uso de equipamentos de proteção impermeáveis, viseira limpa e pneus em bom estado é fundamental para evitar acidentes.

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