Protótipo camuflado circula em São Paulo; nova motorização deve estrear a partir de 2028 com foco em eficiência e etanol
O Volkswagen Nivus foi flagrado em testes com visual camuflado e gerou expectativa sobre o futuro da linha no Brasil. O modelo estaria testando uma nova motorização híbrida-flex, capaz de funcionar com etanol e gasolina sem depender de recarga elétrica externa. Os registros foram feitos nas proximidades da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) e publicados pelo perfil Placa Verde.
Apesar de o visual camuflado não revelar muitas mudanças estéticas, a atenção está voltada para o que há sob o capô. A Volkswagen já anunciou que pretende lançar uma nova geração do Nivus com sistema híbrido completo (HEV), combinando motor 1.5 TSI turbo flex com um conjunto elétrico. Essa tecnologia, segundo a marca, será produzida localmente e deve equipar modelos nacionais a partir de 2028.
Além da nova motorização, os testes também podem estar relacionados a ajustes no atual motor 1.0 TSI, em preparação para atender as novas normas do Proconve L8 — em vigor desde janeiro de 2025. A legislação exige limites mais rígidos de emissões e, por isso, muitas montadoras têm feito atualizações técnicas para manter seus veículos dentro dos padrões ambientais.
O projeto do Nivus híbrido faz parte da estratégia de eletrificação da Volkswagen para a América do Sul, que prevê 17 lançamentos eletrificados até 2029. A produção do motor 1.5 TSI será feita na unidade de São Carlos (SP), reforçando o compromisso da montadora com a industrialização local de tecnologias limpas.
Com isso, o Nivus deve se tornar o primeiro modelo compacto da marca no Brasil a contar com um sistema híbrido-flex, ampliando a oferta de veículos mais econômicos e sustentáveis para o consumidor brasileiro.