O sistema de pedágio eletrônico Free Flow, que elimina as tradicionais cancelas nas rodovias, continua avançando no Brasil e já está presente em 15 concessões, somando 77 pórticos em operação. A expectativa é de que esse número dobre até o fim de 2026, alcançando 156 pontos de cobrança automática em todo o país.
A tecnologia permite que os veículos passem pelos pórticos sem necessidade de parar. A cobrança é realizada automaticamente por meio da leitura da placa ou da tag eletrônica instalada no veículo, tornando a viagem mais fluida e reduzindo filas nas rodovias.
Motoristas sem tag precisam fazer pagamento manual
Para quem utiliza uma tag veicular, a cobrança é lançada automaticamente na fatura, sem necessidade de qualquer ação após a viagem.
Já os motoristas que não possuem tag precisam acessar os canais oficiais da concessionária responsável pela rodovia, consultar o débito utilizando a placa do veículo e efetuar o pagamento dentro do prazo estabelecido, que pode chegar a até 30 dias, dependendo da concessão.
Caso o pagamento não seja realizado dentro do período previsto, o condutor poderá ser autuado por evasão de pedágio, além da cobrança da tarifa.
Cobrança automática garante descontos
Além da praticidade, quem utiliza tag também tem acesso a benefícios tarifários previstos na regulamentação.
Entre eles está o Desconto Básico de Tarifa (DBT), que reduz automaticamente o valor do pedágio em 5%.
Algumas concessionárias ainda oferecem o Desconto de Usuário Frequente (DUF), que concede abatimentos progressivos para motoristas que utilizam repetidamente o mesmo trecho.
Quem opta pelo pagamento manual, no entanto, normalmente não tem acesso a esses benefícios, pagando sempre o valor integral da tarifa.
Viagens longas aumentam a burocracia
A necessidade de consultar e quitar os débitos manualmente pode se tornar ainda mais trabalhosa para quem percorre rodovias administradas por diferentes concessionárias.
Nesses casos, o motorista precisa acessar individualmente os sites ou aplicativos de cada empresa para verificar eventuais cobranças, aumentando o risco de esquecer algum pagamento.
Golpes preocupam autoridades e usuários
Com o crescimento do Free Flow, também aumentaram as tentativas de fraude relacionadas ao pagamento eletrônico de pedágios.
Segundo levantamento da empresa de cibersegurança Kaspersky, mais de 400 sites fraudulentos ligados a falsas cobranças de pedágio foram identificados desde o início de 2026.
Os criminosos utilizam anúncios patrocinados e páginas falsas para induzir motoristas a realizar pagamentos via Pix para contas de terceiros.
Por isso, especialistas recomendam que os usuários utilizem apenas os canais oficiais das concessionárias ou façam a cobrança por meio de tags eletrônicas.
Tag ganha espaço com expansão do Free Flow
Com a rápida expansão do sistema, a tag eletrônica deixa de ser apenas um recurso de conveniência e passa a representar uma solução para evitar burocracia, reduzir riscos de inadimplência e garantir acesso aos descontos oferecidos pelas concessionárias.
Segundo o Sem Parar, atualmente um em cada quatro clientes da empresa já utiliza regularmente pórticos Free Flow, totalizando mais de 5,5 milhões de passagens mensais nesse sistema.
A empresa também disponibiliza uma tag exclusiva para rodovias com Free Flow, sem mensalidade ou taxa de recarga, que pode ser adquirida e ativada imediatamente em mais de 10 mil pontos de venda espalhados pelo Brasil.